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Conhecer a Gestão de Documentos e Arquivos

A Gestão de Documentos em Órgãos Públicos

A gestão e a proteção de documentos de arquivos é um dever do poder público, conforme definição inovadora da Constituição Federal de 1988.

Essa obrigação é determinada por uma lei específica Lei 8.159/91, chamada Lei de Arquivos e corroborada pela necessidade de atender à Lei de Acesso à Informação Pública (LAI), instrumento que garante ao cidadão o acesso a informações de órgãos executivos, legislativos e judiciários do Brasil.

Mais do que cumprir uma determinação legal ou informar a sociedade, gestão de documentos significa utilizar formas de gerenciamento que permitem, em primeira instância, organizar e controlar a informação produzida de modo a recuperá-la, quando necessário, de maneira ágil, reforçando seu caráter estratégico.

Destaques do Sigda

Abaixo-assinado "Fiocruz Sem Memória", a respeito da adoção do SEI na Fiocruz

Relatório final sobre possibilidade adoção SEI na Fiocruz

• Comunidade Virtual do Sigda
Faça o seu cadastro e participe deste ambiente para interessados no tema de Gestão de Documentos

 • Curso "Gestão de Documentos"
Conheça o curso e acesse o material das turmas oferecidas em junho e julho de 2017

Dados Abertos e Acesso à Informação
Confira as apresentações do 9º Fórum Arquivos e Arquivos, evento anual organizado pelo Sigda/Fiocruz

• Gestão do Conhecimento para o Sigda/Fiocruz
Saiba mais sobre a utilização de uma metodologia de criação de planos de gestão do conhecimento para a administração pública federal

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Entender e Implantar o Sistema